top of page

Vitória do movimento SOS Floresta do Camboatá

Atualizado: 7 de nov. de 2021

O Refúgio de Vida Silvestre (Revis) da Floresta do Camboatá está virando realidade, após mais de dez anos de luta do Movimento SOS Floresta do Camboatá. O substitutivo do PL 1345, foi aprovado com 36 votos, em 3 de novembro, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

A área verde no bairro de Deodoro tem aproximadamente 190 hectares, onde vivem cerca de 146 espécies de árvores, 150 de aves, 19 de mamíferos, 13 de répteis e 19 de anfíbios. Desde 2011, o movimento reivindica a transformação desse precioso resquício de Mata Atlântica em unidade de conservação, ameaçado pela construção de um autódromo no local.

Em nota pública, datada de 2/2/21, o movimento registrou nas redes sociais: “Não basta vê-la livre da ameaça de desmatamento. É preciso tê-la como uma unidade de conservação pública, com gestão compartilhada entre vários entes, abrigando um polo verde para geração de oportunidades de qualificação, trabalho, renda e empreendedorismo em atividades sustentáveis. São ações necessárias para a recuperação socioeconômica da cidade e, em especial, para o bem-estar dos moradores do entorno”.

Ao lado das comunidades da região, dos técnicos e especialistas de várias instituições de ensino e pesquisa, dos servidores do Instituto do Meio Ambiente (Inea), que elaboraram o laudo técnico sobre os estudos de impactos ambientais, além de artistas, ambientalistas, políticos e do apoio dos ministérios públicos Federal e Estadual, o movimento conquistou o primeiro passo para se livrar, de uma vez por todas, da expansão imobiliária na floresta. O PL segue para a segunda votação no dia 10 de novembro. A Prefeitura deverá apresentar, no prazo de 120 dias, após a publicação da Lei, o anteprojeto do Plano de Manejo Integrado do Camboatá à comunidade científica e às entidades da sociedade civil, em audiência pública.

Perfil OFICIAL do Movimento SOS Floresta do Camboatá fundado em 10/10/2011: facebook.com/FlorestaDoCamboata




Comemoração na Câmara Municipal
Fonte: https://bit.ly/2Yu10ow

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page